25/11/2009

A Fita- cor-rosa





Começámos a trabalhar este maravilhoso livro há muito. Desde a nossa visita de estudo ao Museu dos Brinquedos, em Sintra. Esta visita encantou-nos pois, seja qual for a nossa idade, através dos brinquedos viajamos até ao mundo da magia e da fantasia (ou mesmo até à nossa infância, que é tão gostoso!).
Este livro de Alice Vieira foi trabalhado pelos alunos do 4º ano. Explorámos os vários brinquedos do livro do Museu dos Brinquedos enquadrando-os na história Nacional ou Mundial. Após a leitura, resolvemos alguns exercícios no computador, iniciámos a pintura do cartaz. Após este trabalho, cada um trouxe o seu brinquedo preferido à escola para ser fotografado. 

 

Assim construímos, todos juntos, um cartaz que incluia uma fotografia com o nosso brinquedo preferido e também uma breve história deste brinquedo. Foi bom partilhar um pouco da nossa vida com os nossos colegas. Afinal, mesmo crescidos como somos, todos gostamos de carros e bonecas.


24/11/2009

Contos para rir


Luísa Ducla Soares presenteia-nos sempre com livros riquíssimos, e este é um exemplo. Contos, muitos. Todos eles de encantar os nossos meninos.
Foram as turmas do 3º ano que os trabalharam. Começámos por ler o "Pedro das Malassartes" (que é impossível ler e não rir!).



Depois, e em grande grupo, resolvemos alguns exercícios em Hotpatatoes: palavras cruzadas, textos com lacunas e perguntas sobre o conto lido.



O passo seguinte foi o do pintar algum elemento retirado do conto trabalhado.



Este é um livro de contos, como tal estes foram separados pelos diversos grupos constituídos nas turmas e apresentados aos colegas. 

Primeiros Socorros

Fomos à biblioteca assistir à apresentação do trabalho do Luís Carlos do 3º F.
Este trabalho falava dos Primeiros Socorros. Aprendemos algumas técnicas a aplicar, o que fazer com uma pessoa desmaiada, o que fazer com alguém que está a deitar sangue do nariz,…
E devemos sempre manter a calma para tranquilizar a vítima.



Agradecemos ao Luís Carlos e à sua mãe Ana que trabalharam tão bem.



20/11/2009

Aprendendo com o Médico do Mar


Os alunos do 2º ano estiveram a trabalhar este livro, que nos agarra do princípio ao fim. Depois de ouvirmos a história, fizemos o mapeamento da história e pintámos um painel que ficou lindo.
Na sala de aula aprofundámos o livro, explorando-o melhor.
Em casa, com os pais, pesquisaram algumas especialidades médicas para depois apresentar aos colegas.
Parabéns pelo trabalho!



Depois de ouvirmos a história, fizemos em grande grupo o mapeamento da história, e com ajuda do projector multimédia podemos trabalhar em grande grupo.




Depois iniciámos a pintura de um painel.



Produzimos alguns animais marinhos e colámos no nosso painel. Que bonito ficou!






No final, foi só apresentar aos colegas as pesquisas que fizemos sobre as especialidades médicas.

O médico do Mar






"Marcadamente maravilhoso e dominado por uma subtil componente humorística, este álbum narrativo possui como protagonista um médico anónimo, que tem como consultório o fundo do mar e como pacientes os seus habitantes. Nesta divertida narrativa, escrita numa linguagem muito acessível e num registo coloquial, participam um cavalo-marinho que vê mal e tem de usar óculos, um tubarão com dores de dentes, um Polvo magoado nos seus oito braços e uma baleia que se considera muito gorda. O carácter inesperado e insólito, aliado ao desfecho positivo ou eufórico, do qual se destacam valores como a solidariedade, a amizade ou, até mesmo, moralidades implícitas como “a união faz a força”, bem como a expressividade da profusa vertente pictórica – um conjunto de extensas ilustrações que fazem sobressair o humor e/ou o cómico de situação – desempenham um importante papel na captação da atenção dos leitores mais novos que, com facilidade, aderirão a este livro." (casa da leitura)

19/11/2009

O meu livro

Os alunos do 1º ano exploraram o livro de Pedro Reisinho "O meu livro". Voámos com o Pedro para países longínquos, entrámos no mundo da fantasia e dos sonhos
Construímos um livro com desenhos do nosso livro preferido, fizemos pequenos livros, com capas inventadas por nós para enfeitar a Biblioteca. Ainda fomos ao computador trabalhar.
Acima de tudo, adorámos o livro!



O meu livro

O meu Livro

Doce de abóbora.




Fomos ao supermercado. Havia lá muitas frutas e legumes. Comprámos abóbora para fazer doce na escola com a ajuda da mãe da Tatiana.


No supermercado encontrámos muitas frutas e legumes: tomate, pepino, curgete, limão, pepino, pimento, couve-flor, feijão verde, cenoura, abóbora, espinafres, alface, couve, alho francês, maçã vermelha, maçã amarela, laranja, banana, banana pão, mandioca, uvas, manga, dióspiro, batatas, …


Voltámos para a escola com as nossas compras. Agora é só começar a trabalhar!


Aqui vai a nossa receita:


Primeiro descascámos a abóbora. Depois cortámo-la aos bocados. Pusemo-la numa panela, para ir cozer no fogão. Depois de cozida, pesámo-la. Também pesámos o açúcar. Mexemos a abóbora com o açúcar e pusemos de novo no fogão para cozinhar.


O nosso doce ficou pronto, comemo-lo com bolachas. A mãe da Tatiana veio ajudar-nos. Obrigada por nos ajudar a crescer!

18/11/2009

O ratinho marinheiro

O ratinho marinheiro

O Ratinho Marinheiro


Este livro de Luísa Ducla Soares é uma delícia.
Conta-nos história de um ratinho aventureiro que queria ser marinheiro.
Os meninos do pré-escolar adoraram e fizeram muitos trabalhos com o nosso ratinho.





(ainda falta a fotografia de um trabalho espantoso, é só aguardar!

Sacos de Leitura



Que bonitos ficaram os nossos Sacos de Leitura!
Estes sacos servem para transportar os livros requisitados. Assim conseguimos proteger melhor os nossos livros da Biblioteca Escolar.
Boas Leituras!

15/11/2009

Maria Castanha





A Maria Castanha também andou pelas nossas salas.
As turmas do 1º e 2º F fizeram umas Marias Castanhas muito engraçadas.

Filme de S. Martinho




Ufa! Já está pronto! Andámos muito atarefados na produção deste filme. 
Fizemos um teatro de sombras chinesas, ilustrámos a lenda em forma de livro. Fotografámos todos os passos. Depois foi só juntar os trabalhos de todas as turmas utilizando o programa Movie Maker.
O trabalho feito em equipa tem resultados muito melhores. Aqui está uma prova. Vamos em frente!

14/11/2009

S. Martinho na escola




O Dia de S. Martinho é sempre um dia muito especial na escola. Divertimo-nos imenso e, claro, comemos muitas castanhas!
Também tivemos oportunidade de ver um filme realizado por nós sobre o S.Martinho, na Biblioteca da nossa escola.

08/11/2009

Aprender com os filmes



Os meninos da Educadora Inês foram à Biblioteca aprender mais sobre alimentação.
O filme Vita Minix ensina-nos muito sobre os alimentos, e não só!




Como nos portámos muito bem, ainda tivemos tempo de cantar com o "Panda vai à escola"!