31/10/2011

Dia das Bruxas

Dia das Bruxas



A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zombis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e vão de porta em porta pela vizinhança, onde dizem a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, gomas, chocolates e doces.

29/10/2011

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Para assinalar o Mês das Bibliotecas Escolares, nada melhor que uma troca de livros usados entre os alunos.
Livros em bom estado, “esquecidos” numa prateleira lá de casa, foram até à biblioteca para serem escolhidos por novos leitores. Troca por troca!
Uma maneira de todos terem acesso a livros diferentes sem se gastar dinheiro!


28/10/2011

ABC...

Uma forma divertida de aprender o alfabeto.
Para ver, experimentar, descobrir, aprender...


22/10/2011

Semana dos Avós


A nossa escola, tendo em conta o Plano Anual de Atividades, comemorou neste mês de outubro, a Semana dos Avós. Durante estes dias tivemos o prazer de receber os avós da Jéssica Cristas, do Tiago Teixeira e André Oliveira, do 4ºano, que nos trouxeram histórias de vida de tempos antigos, contos tradicionais e músicas alegres, mostrando muita alegria e experiência de vida. Obrigada a todos os que colaboraram e participaram nesta iniciativa. Aqui ficam umas fotos destes momentos.




19/10/2011

A pé por Arrentela, Seixal

Ontem, dia 18 de outubro, fui com a minha turma até Arrentela visitar a igreja, o miradouro e uma oficina de barcos antigos.
Iniciamos a visita com a ida de autocarro até à igreja da Arrentela. Assim que lá chegamos conhecemos uma guia que nos deu postais, e umas folhas com perguntas para respondermos.A guia começou por nos contar que há muitos anos atrás houve um tsunami e um terramoto na Arrentela e que a nossa senhora pôs a mão à frente, e tudo parou. A partir desse momento as pessoas acreditaram que foi um milagre. Com tudo isto, a igreja foi abaixo e construída novamente.De seguida fomos até ao miradouro observar toda a Arrentela. Paramos num parque, onde podemos lanchar.Finalizamos a nossa visita numa oficina de barcos onde nos explicaram para que serviam as maquinetas que tinham.                                                                                                           ANDREIA CUNHA

Click to play this Smilebox slideshow



16/10/2011

Dia da Alimentação

Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde.
No Dia Mundial da Alimentação nada melhor que conhecer uma família de pássaros, os Bisnaus, que além de grandes porcalhões são muito comilões. Pai Bisnau, mãe Bisnuca, filhos Bisnica e Bisneco só viviam para almoçar. E lanchar. E jantar. E cear. E comer a todas as horas do dia. 
“O dia em que a barriga rebentou” é um excelente livro de José Fanha que pretende alertar para os benefícios de uma alimentação equilibrada e do exercício físico regular.
Aqui fica esta história para todos conhecerem.

15/10/2011

Dia da Alimentação

Para te divertires neste fim-de-semana, aqui fica uma roda dos alimentos que poderás colorir. 
Basta clicar em cima da imagem, aumentando-a, e imprimindo numa folha.

14/10/2011

Dia da Alimentação

É já este domingo, dia 16 de outubro, que se assinala o Dia Mundial da Alimentação.
Aproveitamos para deixar aqui um pequeno episódio animado sobre a digestão.
Divirtam-se!








Uma Biblioteca É Uma Casa Onde Cabe Toda A Gente

Para recebermos os nossos alunos na biblioteca, preparou-se um power point informativo e esclarecedor sobre a forma eficaz de utlizar  este espaço.
No final da apresentação tivemos ainda a oportunidade de conhecer o livro da Mafalda Milhões "UMA BIBLIOTECA É UMA CASA ONDE CABE TODA A GENTE" com ilustrações apelativas, onde nos fomos identificando com o virar das páginas.


Podes aproveitar para rever o livro aqui
                                                                                                        
                      

07/10/2011

04/10/2011

Biblioteca Municipal do Seixal

O 3º ano foi à Biblioteca Municipal do Seixal ver a exposição ORIGEM E PRINCÍPIO, que visa comemorar os 900 anos do nascimento de Afonso Henriques, fundador de Portugal. A manhã foi passada a visitar a exposição, a ouvir uma história e a participar em ateliês. Atividades a não perder!




02/10/2011

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Em outubro comemora-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano com o lema "Biblioteca Escolar. Saber. Um Poder Para a Vida".
A nossa escola não quis ficar indiferente e por isso promovemos uma troca de livros usados entre alunos.
Por isso, já sabem, se têm um livro em casa que já leram e querem trocá-lo, tragam-no e terão a oportunidade de levar, de volta para casa, um livro diferente, como companheiro. Esperamos por vocês!